O Nordeste Brasileiro tem na Caatinga sua mais visível característica, pois retrata a condição de resistência desse contigente populacional.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Luxo ou Lixo
Este vídeo feito por alunas do curso de Licenciatura em Geografia sob a orientação da professora Ana Paula retrata a situação atual do nosso país relativa à corrupção e violência. Tem como fundo musical a melodia Que país é esse? de Renato Russo.
quarta-feira, 16 de abril de 2008
A mulher negra brasileira
A sociedade, por conta das inovações tecnológicas passou e vem passando por profundas transformações que acabam determinando atitudes.Todavia, apesar de muitas mudanças na forma de agir e pensar, os preconceitos estão em nosso cotidiano e teimam em perpetuar-se.
Como o que acontece com a mulher negra desde o período colonial.
"A pobreza e a marginalidade a que é submetida a mulher negra reforça o preconceito e a interiorização da condição de inferioridade, que em muitos casos inibe a reação e luta contra a discriminação sofrida. O ingresso no mercado de trabalho do negro ainda criança e a submissão a salários baixíssimos reforçam o estigma da inferioridade em que muitos negros vivem. Contudo, não podemos deixar de considerar que esse horizonte não é absoluto e mesmo com toda a barbárie do racismo há uma parcela de mulheres negras que conseguiram vencer as adversidades e chegar à universidade, utilizando-a como ponte para o sucesso profissional."
Para saber mais, clique aqui!
cerrado brasileiro
Assim como no Continente Africano, no Brasil existe uma vasta extensão de vegetação que abriga
uma grande e diversificada fauna.
"O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas, com 4.400 endêmicas (exclusivas) dessa área.. A fauna apresenta 837 espécies de aves; 67 gêneros de mamíferos, abrangendo 161 espécies e dezenove endêmicas; 150 espécies de anfíbios, das quais 45 endêmicas;120 espécies de répteis, das quais 45 endêmicas; apenas no Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, mil espécies de borboletas e 500 espécies de abelhas e vespas."
Para saber mais, clique aqui!
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Violência na escola
A violência na escola não é um fato novo. Só que hoje em dia esse tema tem se tornado assunto em toda roda de conversa que envolve profissionais da área de educação.
"Um estudo realizado em 2001 por Margarida Matos e Susana Carvalhosa baseado em inquéritos a 6903 alunos de escolas escolhidas aleatoriamente, com as idades médias de 11, 13 e 16 anos, analisaram a violência na escola entre vítimas, provocadores (incitação na forma de insulto ou gozo de um aluno mais velho e mais forte do que o outro) e outros (similarmente vítimas e provocadores). "
Se deseja saber os resultados desta pesquisa clique aqui.
Formação de Professores
A formação de professores tem sido hoje uma preocupação de todos que anseiam por um mundo mais justo e com igualdade. Só através da educação um país pode chegar a um patamar de desenvolvimento.
"Para melhorar a qualidade da educação, conforme registra o relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, “é preciso, antes de mais nada, melhorar o recrutamento, a formação, o estatuto social e as condições de trabalho dos professores pois estes só poderão responder ao que deles se espera se possuírem os conhecimentos e as competências , as qualidades pessoais, as possibilidades profissionais e a motivação requeridas”.
Se deseja saber mais, clique aqui.
Mensagem de boas vindas
Seja bem vindo ao nosso blog!
Somos Minervina e Valnice, professoras da rede pública estadual e estudantes de Geografia.
Aqui trataremos de questões que dizem respeito ao homem, à natureza e à sociedade. Visitem-nos sempre!
Somos Minervina e Valnice, professoras da rede pública estadual e estudantes de Geografia.
Aqui trataremos de questões que dizem respeito ao homem, à natureza e à sociedade. Visitem-nos sempre!
Assinar:
Postagens (Atom)